o que são aquelas ranhuras na lâmina dos sabres!

Muitas pessoas se questionam sobre o que são aquelas riscas ou ranhuras nos sabres de Kung Fu e o porque alguns sabres tem e outros não. Muitas lendas sobre essas ranhuras foram criadas, mas hoje vamos de fato saber para que servem essas ranhuras.





Histórico

Conhecido como na cutelaria como blood groove (Sangradouro) esta ranhura é um dos

mitos da cutelaria. De acordo com o Tongwen Guanghui Quanshu (同文廣彙全書) esta ranhura se chama Dāo cáo (刀槽).


O Dāo cáo (刀槽) literalmente significa "ranhura de sabre", as ranhuras encontradas em muitas lâminas de sabre chinesas. erroneamente são chamadas de ranhuras de sangue, porém seu objetivo real é melhorar as características de manuseio do sabre, retirar peso da lâmina e também conferir mais robustez à mesma mantendo sua rigidez.


O uso do Dāo cáo (刀槽) também proporcionou ao ferreiro a oportunidade de adicionar complexidade a estética da lâmina do sabre. No auge da fabricação de sabres chineses no final da dinastia Ming até meados da dinastia Qing, vemos uma grande variedade na combinação de ranhuras, chanfros e covinhas usadas para esse fim.

Os mestres cuteleiros chineses se inspiraram muito nos sabres e nos recursos de design japoneses, persas e indianos.


Conhece alguma lenda em relação a essas ranhuras? Se conhecer comenta aqui e depois criaremos um post somente com as lendas sobre elas!



Autor Carlos Macedo


Discípulo da Mestre Renata Balestrini, Professor de Kung Fu Hung Gar na Punhos Unidos, Sócio fundador da Viver Marcial, estudante e amante da Cultura chinesa, Diretor de eventos da Liga Cearense de Hung Gar

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo