top of page
Buscar

Chángqiāng 長鎗 ou Lança Longa

Atualizado: 2 de dez. de 2021




Kin Lai familia, neste post vou apresentar a vocês um pouco sobre uma arma tradicionais do Kung Fu, e falo da nossa lança a Chángqiāng (長鎗) ou "lança longa". Más, antes devemos ter em mente que na China por ser tão vasta culturalmente, foi lar para uma diversidade de tradições marcial, diferenças em regionais entre os estilos de armas que eram produzidas e ultilizadas. Para termos uma ídeia, se um império encomendasse 10.000 unidades de armas de uma provincia e mais 10.000 de outra para serem usadas no mesmo campo de batalha, seria notória a diferança na forma final da arma como tambem no custo de matérial custo de trabalho, tamanhO e até mesmo na qualidade da arma.


No final do período 乾隆 Qiánlóng no século 18, o império começou a regulamentar ainda mais o projeto das construções das armas para seu exercito. Eles trouxeram uma grande variedade de armas de volta a um número menor de estilos padrão e regulamentaram sua fabricação.



Essas lanças compridas eram equipamento militar padrão, usado entre outros pelos Hànjūn (漢軍), conhecidos na literatura inglesa como Bannermen chineses.

Vou só fazer uma ligação histórica aqui para entenderem o que é os Bannermen. (Era uma Sistema de bandeira, uma organização militar usada pelas tribos Manchu da Manchúria (agora Nordeste da China) para conquistar e controlar a China.



O sistema de bandeiras foi desenvolvido pelo líder Manchu Nurhachi (1559–1626), que em 1601 organizou seus guerreiros em quatro companhias de 300 homens cada. As companhias se distinguiam por bandeiras ou Banner de diferentes cores como: amarelo, vermelho, branco e azul. Em 1615, foram adicionados mais quatro banners, usando as mesmas cores mas agora com bordados em vermelho, sendo o banner vermelho contornado em branco. À medida que os manchus aumentavam suas conquistas, o tamanho das companhias crescia até que cada uma chegasse a um número de 7.500 homens divididos em cinco regimentos, divididos, por sua vez, em cinco companhias.).


As Lanças imperiais eram grandes chegando a medir 479 cm de comprimento (Quatro metros e setenta e nove centímetros). outro fator interessante é que eram necessárias 11 pessoas para produzir uma lança. Os cabelos das lanças chamados de borla de chuva são na verdade cabelos de iaque um tipo de Boi selvagem muito comum no Tibet.

Esses cabelos eram tingidos de vermelhos. As borlas de chuva receberam esse nome porque eram usadas em chapéus oficiais de verão usados ​​entre outros durante a oração por chuva. Outro fato interessante é que mais a frente passaram a se usar crinas de cavalos.


Lembrando que todas as divisões recebem lanças longas, não apenas a Divisão da Guarda. A regular Cavalaria Valente dos estandartes manchu e mongol também recebe lanças compridas, pois eram um equipamento padrão.





Divisão da fabricação das Lanças Longas


Vou dividir para vocês aqui, como elas eram fabricadas por parte:


Cada lança longa tem 1 zhang 3 chi 7 cun . (Aprox. 479,5 cm.)



A ponta de lança interna e o encaixe têm 1 chi 1 cun de comprimento. (Aprox. 38,5 cm.)

O eixo de madeira é acabado com óleo vermelho.

No topo é adicionada uma borla de chuva. Na parte inferior da lança uma ponta de ferro completa a fabricação.


A ponta de lança tem 7 cun de comprimento, 1 cun de largura e 3 fen de espessura média .

(Aproxi. 24,5 cm de comprimento, 3,5 cm de largura, 10,5 mm de espessura.) O encaixe tem 4 cun de comprimento, a circunferência é 3 cun 2 fen . Espessura 1 fen .

(Aproxi. 14 cm de comprimento, circunferência 11,2 cm, 3,5 mm de espessura.)

Ele pesa 14 liang 6 qian 4 fen . (Aprox. 547 gramas.)




A ponta de ferro tem 3 cun de comprimento, circunferência 3 cun 6 fen. Espessura 1 fen.

(Aprox. 10,5 cm de comprimento, circunferência de 12,6 cm. Espessura de 3,5 mm)

Peso 3 liang , 2 qian , 4 fen . (Aprox. 121 gramas.)


Os pregos ou pinos eram colocados para fixar as lanças na madeira, duas peças, ambas com 1 cun, 2 fen de comprimento e 2 fen de diâmetro. Cada um pesa 4 qian 4 fen .(Aprox. 4,2 cm de comprimento, 7 mm de espessura. Peso 16,4 gramas.) O peso total só do ferro acima é 1 jin , 2 liang, 3 qian e 2 fen . (Aprox. 684 gramas.)


Eixo de madeira longo 1 zhang 2 chi . Diâmetro 1 cun 2 fen por eixo.

(Aprox. 420 cm. Diâmetro 4,2 cm por eixo.)



Conclusão


A literatura não menciona quanto é que pesava a haste de madeira ou cabo da lança. O Huángcháo Lǐqì Túshì (皇朝 禮 器 圖 式) como todo bom entusiasta de armas chinêsas conhece, é o Regulamentos e precedentes de equipamento militar para o Conselho de Obras comissionados imperativamente " do 13º ano de Jiaqing, 1808. É deste regulamento que a Viver Marcial faz todas suas pesquisas e embazamento teórico. Visite nossa Loja e vejas as melhores lanças para Kung Fu Tradicional que á no mercado.





Autor Carlos Macedo

Discípulo da Mestre Renata Balestrini, Professor de Kung Fu Hung Gar na Punhos Unidos, Sócio fundador da Viver Marcial, estudante e amante da Cultura chinesa, Diretor de eventos da Liga Cearense de Hung Gar ,Diretor de Marketing CFKW - Federação Cearense de Kung Fu Wushu.




68 visualizações4 comentários
bottom of page