top of page
Buscar

雙鉤 shuānggōu as Famosas espadas ganchos.


shuang gou- ganchos orelhas de tigres - ganchos duplos do kung fu, armas de bagua, espadas ganchos.
Shuang Gou - Ganchos duplos ou como mais é conhecido ganchos orelhas de tigres, fabricado pela Viver Marcial.


Hoje, trago-lhes uma breve história das famosas armas chinesas 雙鉤 shuānggōu, também conhecidas como ganchos duplos, espadas de ganchos ou ganchos orelhas de tigre, fu tao, hu tou gou ou Twin Hook Swords. Essas armas são verdadeiramente selvagens e impressionantes de se manusear, e possuem uma história misteriosa que remonta ao século XIX. Hoje, elas são amplamente reconhecidas como algumas das armas brancas mais icônicas do arsenal chinês.


Os 雙鉤 shuānggōu são feitos de aço forjado, dobrado e bem temperado, e sua qualidade sugere que foram usados em aplicações marciais. No entanto, essas armas eram muito caras na época, muito mais do que as formas mais simples de espadas e sabres.

Imagem de um Shuang Gou que foi bastante usado, é possível ver as marcas de uso e do tempo.

O que é ainda mais impressionante é que, quando são bons, a geometria é realmente bastante precisa. Medindo cerca de 98cm a 103,7 cm chegando a pesar 979 gramas. Não há versões (de coleções) de má qualidade por aí. Há até um conjunto dessas armas no Museu do Palácio em Pequim, indicando que alguém da corte também se interessou por elas, embora talvez apenas para fins de treinamento e saúde.

O mais intrigante é a variedade de modelos de 雙鉤 shuānggōu, mas há um design central e comum que parece ser indicativo da arma. Esse design inclui: * Lâmina longa com um gancho no final,

* Um protetor de mão em forma de meia-lua ou arco articulado

* Uma adaga com pomo ou ponta de lança que se projeta da parte inferior do cabo.


A partir daí, uma variação considerável pode ocorrer, mas a maioria das variações fica dentro desses parâmetros.



Como se originou os Ganchos Duplos?


Acredita-se que elas sejam uma evolução de duas armas militares tradicionais: O (戟) Ji ou alabarda, e o famoso broquel 鉤鑲 Gou Rang.

O Ji é um bastão militar antigo que é conhecido por ter pelo menos uma lâmina em forma de crescente e uma ponta de lança acima dela.


Essa arma era capaz de esfaquear, cortar, cortar e enganchar, uma tática bem usada contra escudos e algumas

formas de cavalaria. Existem versões de cabeça dupla e formas “empilhadas” de lâmina dupla. Desde então, a forma do Ji migrou para ser uma espécie de assinatura em algumas armas chinesas. No período da República de 1920 e 1930, essa forma podia ser vista em um grande número de designs de armas.




O famoso broquel 鉤鑲 Gou Rang, por sua vez, era uma espécie de escudo popular na dinastia Han. Ele tem dois ganchos que se projetam da parte superior e inferior da parte oblonga ou retangular do escudo. O dispositivo foi usado por esgrimistas e soldados principalmente para uso em combate individual como duelos. Embora fosse principalmente um escudo, ele tinha uma ponta na superfície frontal que poderia ser usada para esfaquear e aparar com mais eficiência. O 鉤鑲 Gou Rang está realmente na família dos escudos chineses. Sua inclusão como comparação com os Ganchos Duplos e as facas Chifres de Cervo é sobre o uso de ganchos e armadilhas enquanto protege a mão. Do ponto de vista do uso, eles parecem estar conectados nessa estratégia.


Curiosidades de sua estética e eficácia.


Os 雙鉤 shuānggōu são armas altamente versáteis e de curta distância, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades de ataques e técnicas. A adaga no pomo e as pontas da guarda são particularmente difíceis de se defender em combate próximo, tornando a arma altamente eficaz.

Embora a parte do gancho da arma possa ser usada para enganchar armas e escudos, geralmente é pequena demais para prender um membro do inimigo, a menos que esteja ao redor do pulso ou tornozelo. No entanto, se os ganchos estiverem afiados, podem causar grandes cortes e até serem fatais se atingirem um vaso sanguíneo importante fazendo que o oponente morra com uma séria hemorragia.

Afiações


Shuang Gou, Gancho Duplos, Gancho Orelha de Tigre, Espadas Ganchos, Espadas do Bagua, Lamina Shaolin, Espada Shaolin, Gancho Orelha de Tigre.
Exemplo de onde havia fiação de gume do 雙鉤 shuānggōu. Observe que em toda a extensão da lamina, parte interna e externa do gancho, guarda mão crescente e pomo em forma de adaga. Equipamento produzido pela Viver Marcial.

Existem muitas superfícies nos 雙鉤 shuānggōu que podem ser afiadas. Há discussões sobre quais partes eram afiadas ou não, a maioria dos mestres de kung fu que conversei assumiu que todas as superfícies eram afiadas, como deveriam ser.

Embora eu não tenha visto exemplos históricos afiados, não posso afirmar em primeira mão o que foi afiado ou quão comum era. No entanto, de acordo com aqueles que manusearam essas armas, todas as bordas eram afiadas (com base em suas técnicas). Isso inclui o interior do gancho e toda a guarda crescente, com exceção da parte onde fica a mão.


Esfaqueamentos e Perfurações



Perfurações do shuang Gou, Gancho orelha de tigre, ganchos duplos do kung fu, shaolin, espadas ganchos, espadas bagua, shaolin do norte.
Exemplo de onde existe possibilidades de perfurações do 雙鉤 shuānggōu. Observe que em toda a extensão da lamina, parte interna e externa do gancho, guarda mão crescente e pomo em forma de adaga. Equipamento produzido pela Viver Marcial.


Os 雙鉤 shuānggōu oferecem várias opções para ataques como uma facada. As pontas da guarda, o pomo da adaga e a ponta do gancho são todas opções viáveis. Entre elas, o pomo da adaga é o mais eficaz, devido ao seu comprimento e formato que permite causar grandes feridas ou penetrar roupas de proteção. Já as pontas do crescente, devido à curvatura da lâmina e do restante da arma, não oferecem tanta penetração. Entretanto, são mais adequadas para alvos específicos, como o pescoço, rosto e cabeça. Usar o gancho para esfaquear é arriscado, mas se estiver bem afiado, pode causar cortes profundos.


Desvios e Bloqueios


Viver Marcial, Shuang Gou, Espadas Ganchos, Gachos Duplos, Arma do Kabal do Mortal Kombat,
Possíveis partes de bloquei e desvios de ataques com o雙鉤 shuānggōu. Equipamento Produzido pela Viver Marcial.

A defesa mais simples com os 雙鉤 shuānggōu é um bloqueio simples, mas a guarda de mão é uma ótima ferramenta defensiva. Além disso, as aparadas convencionais, como aquelas feitas com uma espada de uma mão, também são uma escolha intuitiva para defender-se. À medida que se experimenta com os ganchos, há uma grande tentação de tentar pegar os golpes recebidos, e nesse sentido, a proteção da mão fornecida pela guarda e os movimentos de engate da ponta são fáceis de visualizar e utilizar, mesmo para quem tem pouco conhecimento sobre a arma.

Trapping (amenizar o ataque) com a guarda também parece ser uma técnica de alta porcentagem, pois os golpes que deslizam pela lâmina após o desvio podem ser facilmente apanhados no aparato de proteção. Outra técnica eficaz é pegar os golpes com a ponta da adaga, que pode ser usada para desviar ou mesmo capturar a arma do oponente.



Autor Carlos Macedo


Discípulo da Mestre Renata Balestrini, Professor de Kung Fu Hung Gar na Punhos Unidos, Sócio fundador da Viver Marcial, estudante e amante da Cultura chinesa, Diretor de eventos da Liga Cearense de Hung Gar


442 visualizações1 comentário
bottom of page