top of page
Buscar

Como zelar pelas suas armas de madeira?


Kin Lai irmãos, ja perceberam que ao termos alguns equipamentos de madeira depois de um certo período elas perdem o brilho, ficam escurecidas se a madeira for avermelhada ou escura e amareladas se foram branca! Com o tempo percebemos que nem deslizam mais nas mãos como antes, Hoje vou dar umas algumas dicas de como manter a madeira sempre hidratada e com seu aspecto brilhoso.


Antes, vamos entender como é a estrutura das madeiras. As madeiras mesmo depois de cortadas das árvores elas ainda mantêm vida dentro delas. Quando elas estão totalmente ressecadas elas ficam muito duras e mais fáceis de serem quebradas, me atrevo até a comparar com os nossos ossos, quanto mais cálcio tem nos nossos ossos, mais duro fica o osso, assim fazendo com que ele fique mais quebradiço. Por isso nossos ossos são feito não somente de cálcio mais tambem de colágeno. Este colágeno na madeira são os óleos ou Água dentro dela. Por isso é importante manter sempre hidratada a madeira e não ressecar totalmente a madeira para fabricar armas que terão impactos abundantes como os Bastões Tai Mei Kwan e o Si Mei Kwan.


Então ja sabemos que a madeira que não tem o acabamento envernizado precisa de uma atenção maior para manter sua qualidade e durabilidade. Então Basta seguir estes simples passos, para sempre deixar bem hidratado seu Bastão ou qualquer outra arma em madeira.


1º PASSO

Nunca deixar seu equipamento exposto ao sol.


Mesmo que seu equipamento tenha tratamento com Stain ou verniz para exteriores não é bom que sua arma fabricada em madeira fique exposta ao sol. O Calor vai fazer com que os poros da madeira se dilatem por conta da quantidade de liquido dentro da madeira que não conseguirá sair por conta do verniz. Isso poderá ocorrer um empeno na madeira. Então manter seu equipamento sempre bem guardado, longe não somente do Sol mas como também, de locais muito úmido, isso fará com que seu equipamento tenha uma vida útil bem mais prolongada.


2º PASSO

Saiba guardar seu equipamento de forma adequada.


Muitos cometem o grande erro em não saber guardar seus equipamentos de treino, e tempos depois os mesmos estão deformado pela posição inadequada que foram guardadas.

Existem duas formas de guardar seu Bastão seja ele Tai Mei Kwan, Si Mei Kwan ou se formos falar das armas Nipônica seria o Bo, Jo e Hanbo, podem ser guardados na Vertical ou na Horizontal. Jamais deixe seu Bastão escorado na parede ou deitado com uma das pontas tocando o solo e a outra ponta escorada em uma cadeira por exemplo.


Guardando o mesmo na Horizontal ele deve estar totalmente na horizontal e apoiado em ambos os lados do bastão, fazendo com que a mesma distancia do lado esquerdo esteja igual a do centro do bastão e do lado direito do bastão. Isso fará que o mesmo não fique gerando força a favor da gravidade nem do lado direito e nem do lado esquerdo assim formando um arco.


Guardando o bastão na Vertical ja mais deixe ele escorado na parede. Quanto mais ele estiver na horizontal (ou seja totalmente reto) melhor. Existem uns modelos de suporte que deixam os bastões bem equilibrado e da mesma maneira que citei no exemplo anterior deve seguir-se aqui. A ponta do bastão estará tocando o fundo do suporte, enquanto o topo do suporte passa-rá da metade do bastão, não ficando exatamente no meio do bastão.


3º PASSO

Hidratação e Polimento


Para deixar seu bastão sempre bem hidratado basta fazer o banho de óleo de tung ou o óleo mineral (encontrado em farmácias). O processo é bem Simples, basta seguir estes passos:


Primeiro passo é limpar bem o bastão com um pano limpo e retirar toda a gordura das mãos e poeira que tiver sobre a arma.


Segundo passo é passar o Óleo com um pano limpo e passar sobre todo o equipamento, deixando o mesmo bem oleoso. Espere em torno de 40 minutos a 1 hora para fazer a retirada do óleo com um pano limpo e seco.


Terceiro passo é realizar o processo anterior mais agora não deverá mais esperar tanto tempo para a retirada do óleo, irá passar o pano seco e limpo com velocidade para polir o bastão o deixando com o aspecto mais brilhoso.


Se seguir estes cuidados e este passo a passo, verá que seu equipamento durará por muito mais tempo. Este processo é muito importante e aconselho a fazer no minimo 2 vezes ao mês. Eu faço nos meus equipamentos pessoais todo final de semana. Aos sábados é o dia que tiro para limpar todas as minhas armas de treino que são usadas diariamente.


Neste link deixo o link para o processo de limpeza confere lá!


https://www.instagram.com/reel/CeFUm7DMqib/?igshid=YmMyMTA2M2Y=




Autor Carlos Macedo


Discípulo da Mestre Renata Balestrini, Professor de Kung Fu Hung Gar na Punhos Unidos, Sócio fundador da Viver Marcial, estudante e amante da Cultura chinesa, Diretor de eventos da Liga Cearense de Hung Gar ,Diretor de Marketing FCKW - Federação Cearense de Kung Fu Wushu.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page