top of page
Buscar

Shuāng Bǐshǒu (雙匕首)Adagas ou punhais?



Curiosidades Históricas!

As famosas facas duplas; adagas duplas; adagas do kungfu; adagas shaolin, adagas assasinas e punhal duplos, na verdade são punhais de combates. Adagas de bronze surgiram na dinastia Zhou (1046-256 aC). Diz-se que o general Jīng kē (荊軻; ? - 227 aC) usou uma adaga envenenada, em 227 aC, para tentar assassinar o rei Ying Zheng de Qin (秦嬴政, Qín yíng zhèng ; 259 aC - 210 aC), que foi o primeiro imperador Qin (秦始皇, Qín shǐ huáng ) e o primeiro imperador da China como uma nação unificada. Este episódio da história chinesa é retratado em vários filmes modernos, incluindo O Imperador e o Assassino e O Herói de Jet Li .


As Adagas eram muito utilizadas tambem para ser lançadas como uma arma de aremesso a longa distância, para ferir ou distrair, antes ou quando a distância de combate se aproximava para um combate a curta distancia.


Desde épocas milenares, como o Antigo Egito, foram encontradas adagas em túmulos de faraós e outras pessoas importantes.

Ataque a Julio Cesar que havia sido brutalmente assassinado e seu corpo jazia aos pés da estátua de seu falecido arqui-inimigo Pompeu. Evento conhecido como Idos de Março

Um relato que deixou os punhais com uma caracteristica e conotação ruim, de traíção e assassinato foi no Império Romano, um episódio simbólico com o uso de adagas foi o assassinato de Júlio César, o imperador foi traído e apunhalado diversas vezes, a partir daí ficou com a conotação ruim.

Outro fato interessante é que os guerreiros guardavam os punhais dentro de suas botas, assim se porventura ele viesse a perder suas armas em batalha, o mesmo as sacava rapidamente para ainda ficar no combate sem estar desprotegido.


Qual a diferença entre adaga e punhal?


De acordo com os modelos mais usados no Kung Fu vou definir para vocês no conceito da cutelaria a diferença entre Punhal e Adaga. Porém antes de tudo vamos aqui descarta-la como faca usando o seguinte critério da cutelaria; uma faca possui apenas um gume com fio, e algumas possuem serrilhado o que facilita no corte, por exemplo: do lado onde não há fio existe apenas um serrilhado (fille work) próximo a base da faca você o utiliza para apoiar o polegar na hora do corte.




Modelo mais comercializado na internt.
Punhais

Os punhais geralmente são de lâminas longas e ponteagudas servindo mais para furar e penetrar do que ao mesmo retalhar e cortar. Como acaractéristica o punhal após o seu punho tem uma guarda mão em formato de Cruz impedindo que a mão deslize para a lâmina ao Desferir o golpe.




Adagas

As adagas são bastantes conhecidas por causarem um grande estrago depois de desferido o golpe. Contendo dois gumes as adagas é bastante poderosa podendo desferir golpes cortantes e perfurantes. Diferente do punhal não possuem guarda mão, são produzidas com cabo Full Tang e podem possuir laminas mais largas.


Então desta forma fica mais facil entender quando o equipamento é uma adaga ou um punhal, basta somente que você olhe qual modelo de arma esta usando, e para qual finalidade será usada dentro do seu Taolu, se sua arma tem uma guarda protetora em formato de cruz e sua técnica tenha muitas perfurações e quase nenhum corte, já sabe que o correto é chamar de punhal, se por um acaso elas forem sem guarda mão, e conter movimentos de cortes e perfurações elas são chamadas de adagas! Por este motivo é de suma importancia o estudo do taolu e das tecnicas empregadas nele, desta forma terá bastante proveito em seu treino e fará o uso correto do nome da arma.


Independente de qual a forma ou modelo tenha o equipamento as duas têm o mesmo hanzi Shuāng Bǐshǒu (雙匕首).




Autor Carlos Macedo


Discípulo da Mestre Renata Balestrini, Professor de Kung Fu Hung Gar na Punhos Unidos, Sócio fundador da Viver Marcial, estudante e amante da Cultura chinesa, Diretor de eventos da Liga Cearense de Hung Gar



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page